Missão


20160220_203637
2005-06-22 forteDiMarmiVac3
2014-02-28 13.18.56

Missão

Caraterística da vocação salesiana na Igreja é o Sistema Preventivo, espiritualidade específica e método de ação pastoral.

É uma experiência de caridade apostólica que tem a sua origem no próprio Coração de Cristo e cujo modelo é a solicitude materna de Maria.

Consiste numa presença educativa que, com a única força da persuasão e do amor, procura colaborar com o Espírito Santo para fazer crescer Cristo no coração dos jovens.

As crianças e jovens estão sempre no centro da missão educativa salesiana. Por isso as Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas, acolhem com respeito, a realidade de cada um e o seu ritmo de crescimento. Na comunidade educativa (religiosas, educadores leigos, pais….), cada um dá o melhor de si, atua com responsabilidade e em espírito de família para que os jovens cresçam e se comprometam na construção de uma sociedade mais justa. Educam evangelizando e evangelizam educando traduzindo assim o carisma salesiano como ar que se respira em escolas, centros juvenis, lares jovens, presenças paroquiais, catequese, missões, voluntariado…

Todas as valências das obras salesianas são abertas a todos e com sensibilidade carismática para acolher e responder a situações de diferentes carências.

Hoje, como ontem, sob o olhar de Nossa Senhora Auxiliadora, as Irmãs salesianas querem continuar a ser ‘auxiliadoras’ de todos os jovens e com eles cantar um hino de louvor a Deus com toda a Família Salesiana.

A obra salesiana no mundo é herdeira de um vasto património educativo que agora se passa a apresentar salientando as origens  e o estilo educativo.

Leia aqui um testemunho de missão.